BUSCA DE SERVIÇOS

Início Revista SouNiterói PROGRAME-SE Shows/Eventos Fotos Cidade 360º Cinema Teatro Anuncie Contato
Email: Senha: ESQUECEU A SENHA? / CADASTRE-SE

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Escolha outro lugar para visitar:
360 º Itaipu




Praia de Itaipu >>


          Localizada no final da estrada Francisco da Cruz Nunes, A praia de Itaipu possui uma faixa de areia com aproximadamente 1000m sendo conhecida por ter águas calmas, ideal para o laser de toda a família, além de possuir diversos restaurantes especializados em frutos do mar, onde são disponibilizadas mesas com guarda-sol e cadeiras aos freqüentadores, e atendimento via bote para  aqueles que ficam em seus barcos nas águas calmas da praia.  A praia é também um dos melhores lugares da cidade para a prática de apnéia (mergulho sem cilindro), onde pode ser encontrada uma grande variedade de fauna e flora marinha, como por exemplo  as simpáticas tartarugas que nadam em meio aos banhistas. Várias vezes por dia chegam pescadores com seus barcos repletos de pescado, e fazem parte da sua venda ali mesmo na praia para quem quizer.

A origem do nome é Tupi  e significa "água que sai do meio das pedras".


Canal de Itaipu

O canal divide as praias de Itaipu e Camboinhas, este faz a ligação do oceano com a lagoa de Itaipu. É muito utilizado para aulas e  prática de surf.

O canal da lagoa, foi construindo pelo grupo Veplan, para dar segmento ao seu projeto de lotes com marinas dentro da lagoa, o que não foi concluido.

 




DUNA GRANDE DE ITAIPU



A Duna Grande de Itaipu é um sítio arqueológico que tem aproximadamente 20 metros de altura e abriga um sambaqui de 7 mil anos, o mais antigo do litoral brasileiro. É muito fácil achar fósseis no local, muitos se encontram bem na superfície da Duna.

 
“Trata-se de um sítio identificado como "acampamento sobre duna", ou seja, a ocupação humana ocorreu sucessivamente a medida que o acúmulo de areia ganhava altura. Restos ósseos de peixes, de animais, cinzas e carvões, carapaças de conchas e artefatos líticos (lascas de quartzo, principalmente), representados também por grandes e pequenos moedores, almofarizes, polidores, lâminas de machado etc., ao lado de pontas (de pedra e osso), anzóis, furadores, além de restos de esqueletos humanos e variados tipos de adornos, refletem com abundância os inúmeros vestígios de caracterizam o modo de vida dos antigos ocupantes deste importante sítio do litoral fluminense.



Possui cerca de 100 metros de extensão, quase igual à sua largura, e , na ocasião de sua descoberta aproximadamente 20 metros de altura. Sua localização é magnífica, sendo estratégica no que diz respeito à proximidade e disponibilidade de diferentes e valiosos recursos adaptativos para as comunidades humanas que ali se fixassem...".


Fonte: Eliana Teixeira Carvalho, In Revista de Arqueologia, v.5 - n.1 - 1988 - Rio de Janeiro, Sociedade de Arqueologia Brasileira, ed.

 



Untitled Document
Os anúncios desta página são de inteira responsabilidade dos anunciantes.
Todos os Direitos Reservados - Sejaniteroi.com.br - O seu site de consulta